segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Retrô: Saúde

“Advertências Sanitárias” é o tema do “Dia Mundial sem Tabaco 2009″

Neste ano, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) vai apoiar ações realizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraíba na semana do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.

Na capital fluminense, de 25 a 31 de maio haverá montagem, em lugares de grande circulação da capital de um maço de cigarro transparente gigante adesivado com advertências sanitárias e atores que farão uma dramatização sobre o tabagismo passivo. Haverá uma tenda com distribuição de folhetos informativos.

A dramatização será itinerante e estará nos seguintes locais: Calçadão de Bangu (segunda-feira, dia 25); Calçadão da Av. Atlântica, na orla marítima (terça-feira, dia 26); Central do Brasil (quarta-feira, dia 27); PUC (quinta-feira, dia 28); Praça Floriano, Cinelândia (sexta-feira, dia 29); Praça Floriano, Cinelândia (sábado, dia 30) e Avenida Atlântica (domingo, dia 31).

Além disso, no dia 28, o Inca realizará o Seminário “Advertências Sanitárias nos Maços de Cigarros - Defesa ou Afronta à Dignidade Humana?”. O objetivo do evento é divulgar as evidências científicas das advertências sanitárias nos produtos derivados de tabaco e as inovações que o mundo e o Brasil têm criado para que as mensagens se tornem cada vez mais eficazes, contribuindo para diminuir o número de pessoas que começam a fumar, assim como estimular os fumantes a deixarem o vício.

Afinal, o Brasil tem uma das mais avançadas advertências sanitárias do mundo e vem servindo de exemplo nesse campo. Para falar sobre esse tema, dentre diversos especialistas, participará o Dr. Geoffrey Fong, professor de Psicologia e Estudos da Saúde da Universidade de Waterloo e pesquisador-chefe do Projeto International Tobacco Control Policy Evaluation (ITC), desenvolvido em 19 países, como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Brasil.

O evento será no Ginásio Poliesportivo da Pontifícia Universidade Católica (PUC - Rua Marquês de São Vicente 255, Gávea), das 9h às 13h. As inscrições poderão ser feitas no local. Para mais informações sobre o seminário, os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Controle do Tabagismo do Inca (prevprim@inca.gov.br) pelos telefones: (21) 3970.7414/7521.

No Pará, a Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém e da Assembléia Legislativa organizou várias programações para a Comemoração do Dia Mundial sem Tabaco. O Centro de Referência e Abordagem ao Tratamento do Fumante, da Unidade de Referência (Av. Presidente Vargas) realiza no dia 29 (9h), uma programação diversificada incluindo shows, dicas para parar de fumar sozinho e ainda, dramatização com julgamento teatral dos produtos do tabaco com ênfase na lei estadual e as novas imagens divulgadas nos maços de cigarro. Haverá participação de ex-fumantes, técnicas do Centro de Referência no tratamento do Fumante e alunos de Escola de Ensino Fundamental.

De 25 a 29 de maio, haverá um mutirão itinerante que visitará locais em que o fumo é proibido fixando adesivos com texto da Lei Estadual 7.094/2008, que proíbe o fumo em órgãos públicos no Pará. Além disso, voluntários visitarão escolas de Ensino Fundamental e Médio para conscientizar estudantes e funcionários sobre os malefícios do cigarro. Será oferecido um DVD com o documentário Tabaco Conspiration - Indústria da Morte, para ser exibido nas escolas, que mostra os bastidores das indústrias de tabaco.

Em Goiás, a Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, juntamente às Secretarias Municipais de Saúde e Educação, o Sesc, a Faculdade de Medicina da UFG e outros órgãos do governo, farão diversas atividades na Praça Cívica de Goiânia. A comemoração será realizada no dia 29 (das 8h às 17h). Haverá um estande com orientações sobre Educação em Saúde, além de apresentações musicais, de teatro, dança e circo.

Em Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Campo Grande programou um evento especial no Centro de Capacitação de Recursos Humanos (Av. Ernesto Geisel, esquina com a rua 26 de Agosto). No local, haverá sorteios de brindes, apresentações musicais e teatrais. Ao mesmo tempo, serão entregues certificados às pessoas que estão há mais de seis meses sem fumar. Tudo isso no dia 29, das 7h30 às 11h. Já nos dias 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo – e 27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer – as atividades serão organizadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em João Pessoa, na Paraíba, as Secretarias Municipais e a Secretaria Estadual de Saúde promoverão o Festival de Grafitagem: Todos Contra o Tabagismo, cujo objetivo é prevenir e alertar a população sobre os males do fumo. Os trabalhos serão feitos em muros em pontos estratégicos da cidade e julgados pela população, por meio de enquetes. Os três primeiros lugares serão premiados no dia 29 de maio.

Fonte: Pantanal News - Ações apoiadas pelo Ministério da Saúde marcam luta antitabagismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você