segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Retrô: Saúde

“Advertências Sanitárias” é o tema do “Dia Mundial sem Tabaco 2009″

Neste ano, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) vai apoiar ações realizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraíba na semana do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.

Na capital fluminense, de 25 a 31 de maio haverá montagem, em lugares de grande circulação da capital de um maço de cigarro transparente gigante adesivado com advertências sanitárias e atores que farão uma dramatização sobre o tabagismo passivo. Haverá uma tenda com distribuição de folhetos informativos.

A dramatização será itinerante e estará nos seguintes locais: Calçadão de Bangu (segunda-feira, dia 25); Calçadão da Av. Atlântica, na orla marítima (terça-feira, dia 26); Central do Brasil (quarta-feira, dia 27); PUC (quinta-feira, dia 28); Praça Floriano, Cinelândia (sexta-feira, dia 29); Praça Floriano, Cinelândia (sábado, dia 30) e Avenida Atlântica (domingo, dia 31).

Além disso, no dia 28, o Inca realizará o Seminário “Advertências Sanitárias nos Maços de Cigarros - Defesa ou Afronta à Dignidade Humana?”. O objetivo do evento é divulgar as evidências científicas das advertências sanitárias nos produtos derivados de tabaco e as inovações que o mundo e o Brasil têm criado para que as mensagens se tornem cada vez mais eficazes, contribuindo para diminuir o número de pessoas que começam a fumar, assim como estimular os fumantes a deixarem o vício.

Afinal, o Brasil tem uma das mais avançadas advertências sanitárias do mundo e vem servindo de exemplo nesse campo. Para falar sobre esse tema, dentre diversos especialistas, participará o Dr. Geoffrey Fong, professor de Psicologia e Estudos da Saúde da Universidade de Waterloo e pesquisador-chefe do Projeto International Tobacco Control Policy Evaluation (ITC), desenvolvido em 19 países, como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Brasil.

O evento será no Ginásio Poliesportivo da Pontifícia Universidade Católica (PUC - Rua Marquês de São Vicente 255, Gávea), das 9h às 13h. As inscrições poderão ser feitas no local. Para mais informações sobre o seminário, os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Controle do Tabagismo do Inca (prevprim@inca.gov.br) pelos telefones: (21) 3970.7414/7521.

No Pará, a Secretaria de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém e da Assembléia Legislativa organizou várias programações para a Comemoração do Dia Mundial sem Tabaco. O Centro de Referência e Abordagem ao Tratamento do Fumante, da Unidade de Referência (Av. Presidente Vargas) realiza no dia 29 (9h), uma programação diversificada incluindo shows, dicas para parar de fumar sozinho e ainda, dramatização com julgamento teatral dos produtos do tabaco com ênfase na lei estadual e as novas imagens divulgadas nos maços de cigarro. Haverá participação de ex-fumantes, técnicas do Centro de Referência no tratamento do Fumante e alunos de Escola de Ensino Fundamental.

De 25 a 29 de maio, haverá um mutirão itinerante que visitará locais em que o fumo é proibido fixando adesivos com texto da Lei Estadual 7.094/2008, que proíbe o fumo em órgãos públicos no Pará. Além disso, voluntários visitarão escolas de Ensino Fundamental e Médio para conscientizar estudantes e funcionários sobre os malefícios do cigarro. Será oferecido um DVD com o documentário Tabaco Conspiration - Indústria da Morte, para ser exibido nas escolas, que mostra os bastidores das indústrias de tabaco.

Em Goiás, a Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, juntamente às Secretarias Municipais de Saúde e Educação, o Sesc, a Faculdade de Medicina da UFG e outros órgãos do governo, farão diversas atividades na Praça Cívica de Goiânia. A comemoração será realizada no dia 29 (das 8h às 17h). Haverá um estande com orientações sobre Educação em Saúde, além de apresentações musicais, de teatro, dança e circo.

Em Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Campo Grande programou um evento especial no Centro de Capacitação de Recursos Humanos (Av. Ernesto Geisel, esquina com a rua 26 de Agosto). No local, haverá sorteios de brindes, apresentações musicais e teatrais. Ao mesmo tempo, serão entregues certificados às pessoas que estão há mais de seis meses sem fumar. Tudo isso no dia 29, das 7h30 às 11h. Já nos dias 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo – e 27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer – as atividades serão organizadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em João Pessoa, na Paraíba, as Secretarias Municipais e a Secretaria Estadual de Saúde promoverão o Festival de Grafitagem: Todos Contra o Tabagismo, cujo objetivo é prevenir e alertar a população sobre os males do fumo. Os trabalhos serão feitos em muros em pontos estratégicos da cidade e julgados pela população, por meio de enquetes. Os três primeiros lugares serão premiados no dia 29 de maio.

Fonte: Pantanal News - Ações apoiadas pelo Ministério da Saúde marcam luta antitabagismo


Leia Mais…

Cuidados com o carro

Voce tem cuidado bem do seu carro?
Seja novo ou usado, seu carro exige cuidados na hora da lavagem e no uso diário. Confira as dicas de especialistas para limpar seu veículo e conservar a pintura
1-
Molhar a carroceria com um jato d’água com baixa pressão;
2- Passar na carroceria uma esponja com shampoo neutro automotivo, enxaguando a mesma com freqüência.
3- Enxaguar bem com água e enxugar com jato de ar, uma camurça ou pano macio.
4- Ao enxugar, prestar atenção nas partes menos visíveis, como o vão das portas, capô e contorno dos faróis, nos quais a água pode empoçar-se com mais facilidade.
5- Aconselha-se não guardar logo o veículo em ambiante fechado, mas deixá-lo ao ar livre para favorecer a evaporação da água.
6- Não lavar o veículo depois de ter ficado parado sob o sol ou com o capô do motor quente; o brilho da pintura pode ser alterado.
7- As partes de plástico externas devem ser limpas com o mesmo procedimento seguido para a lavagem normal do carro.
8- Evitar estacionar o veículo debaixo de árvores; a resina que muitas espécies deixam cair dão um aspecto opaco à pintura e aumentam a possibilidade de corrosão.
9- Evitar estacionar o veículo debaixo de goteiras com resíduos de concreto.
10- Os excrementos de pássaros devem ser lavados imediatamente e com cuidado, pois sua acidez é bastante agressiva.
11- Para proteger melhor a pintura, a dica é encerar periodicamente, a cera deixa uma camada protetora sobre a mesma.
12- Para limpeza dos vidros, usar detergentes específicos. Usar panos bem limpos para não riscar os vidros ou alterar a transparência dos mesmos.
13- Evitar aplicar decalques ou outros adesivos nos vidros, visto que os mesmos podem desviar a atenção e reduzir o campo de visão.
14- A lavagem do compartimento do motor é um procedimento que deve ser evitado. Porém, quando isto se tornar necessário, observar as recomendações a seguir:
15- Não lave o motor quando estiver ainda quente;
16- Não utilize substâncias cáusticas, produtos ácidos ou derivados de petróleo no vão do motor.
17- Evite jatos d’água diretamente sobre os componentes eletroeletrônicos e seus chicotes;
18- Proteja com plástico o alternador, a central da ignição/injeção eletrônica, a bateria, a bobina e, se existente, a central do sistema ABS;
19- Proteja também com plástico o reservatório do fluido de freio, para evitar a sua contaminação.
20- Após a lavagem, não pulverize nenhum tipo de fluido (óleo diesel, querosene, óleo de mamona etc.) sobre o motor e componentes, sob pena de danificá-los, causando, inclusive, a retenção de poeira.
21- A lavagem deve ser efetuada com motor frio e chave de ignição em stop. Depois da lavagem, verificar se as diversas proteções (ex.: tampas de borracha e outras proteções) não foram removidas ou danificadas.
22- A utilização do veículo em vias lamacentas pode ocasionar o acúmulo de barro no eletroventilador, provocando vibrações e ruídos anormais e, em situações extremas, o travamento do sistema. A inspeção e limpeza do eletroventilador do radiador é uma operação necessária em veículos que trafegam em tais condições.
23- A limpeza do eletroventilador do radiador deve ser feita respeitando as disposições estabelecidas no tópico “vão do motor”. Particularmente, o emprego inadequado de jatos d’água pode ocasionar danos nas colmeias do radiador e no motor elétrico do eletroventilador.
24- Após uma lavagem geral do veículo aconselha-se esfregar uma escova de cerdas macias com uma solução de água e shampo neutro nos pneus.
25- Periodicamente, verificar se há água parada debaixo dos tapetes (devido a sapatos molhados, guarda-chuvas, etc.) que poderiam proporcionar o surgimento de focos de corrosão.
BANCOS
26- Retirar o pó com uma escova macia ou com um aspirador de pó.
27- Esfregar os bancos com uma esponja umedecida com uma mistura de água e detergente neutro. No caso dos bancos de veludo, use aspirador de pó, uma escova de cerdas macias e água. Não use sabão ou detergentes, pois os mesmos podem manchar o veludo.
28-
Para a limpeza dos bancos com revestimento parcial em couro, retirar a sujeira seca com uma flanela úmida, sem exercer muita pressão.
Retirar as manchas de líquidos e graxa com um pano macio absorvente, sem esparramar. Em seguida passar uma flanela umedecida em uma solução de água e sabão neutro.
Se a mancha persistir, usar produtos específicos, prestando atenção nas instruções de uso.
Nunca usar álcool ou produtos à base de álcool.
PARTES DE PLÁSTICO
29- Usar produtos específicos, estudados para não alterar o aspecto dos componentes.
TAPETES E PARTES DE BORRACHA
30- Recomenda-se usar produtos de eficiência comprovada. Misturas caseiras de álcool + glicerina produze brilho exagerado, além de agredir a borracha dos pneus.
31- Não utilizar álcool ou benzina para a limpeza do visor do quadro de instrumentos.

Leia Mais…
 
© 2007 Template feito por Templates para Você