segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cuidados com o carro

Voce tem cuidado bem do seu carro?
Seja novo ou usado, seu carro exige cuidados na hora da lavagem e no uso diário. Confira as dicas de especialistas para limpar seu veículo e conservar a pintura
1-
Molhar a carroceria com um jato d’água com baixa pressão;
2- Passar na carroceria uma esponja com shampoo neutro automotivo, enxaguando a mesma com freqüência.
3- Enxaguar bem com água e enxugar com jato de ar, uma camurça ou pano macio.
4- Ao enxugar, prestar atenção nas partes menos visíveis, como o vão das portas, capô e contorno dos faróis, nos quais a água pode empoçar-se com mais facilidade.
5- Aconselha-se não guardar logo o veículo em ambiante fechado, mas deixá-lo ao ar livre para favorecer a evaporação da água.
6- Não lavar o veículo depois de ter ficado parado sob o sol ou com o capô do motor quente; o brilho da pintura pode ser alterado.
7- As partes de plástico externas devem ser limpas com o mesmo procedimento seguido para a lavagem normal do carro.
8- Evitar estacionar o veículo debaixo de árvores; a resina que muitas espécies deixam cair dão um aspecto opaco à pintura e aumentam a possibilidade de corrosão.
9- Evitar estacionar o veículo debaixo de goteiras com resíduos de concreto.
10- Os excrementos de pássaros devem ser lavados imediatamente e com cuidado, pois sua acidez é bastante agressiva.
11- Para proteger melhor a pintura, a dica é encerar periodicamente, a cera deixa uma camada protetora sobre a mesma.
12- Para limpeza dos vidros, usar detergentes específicos. Usar panos bem limpos para não riscar os vidros ou alterar a transparência dos mesmos.
13- Evitar aplicar decalques ou outros adesivos nos vidros, visto que os mesmos podem desviar a atenção e reduzir o campo de visão.
14- A lavagem do compartimento do motor é um procedimento que deve ser evitado. Porém, quando isto se tornar necessário, observar as recomendações a seguir:
15- Não lave o motor quando estiver ainda quente;
16- Não utilize substâncias cáusticas, produtos ácidos ou derivados de petróleo no vão do motor.
17- Evite jatos d’água diretamente sobre os componentes eletroeletrônicos e seus chicotes;
18- Proteja com plástico o alternador, a central da ignição/injeção eletrônica, a bateria, a bobina e, se existente, a central do sistema ABS;
19- Proteja também com plástico o reservatório do fluido de freio, para evitar a sua contaminação.
20- Após a lavagem, não pulverize nenhum tipo de fluido (óleo diesel, querosene, óleo de mamona etc.) sobre o motor e componentes, sob pena de danificá-los, causando, inclusive, a retenção de poeira.
21- A lavagem deve ser efetuada com motor frio e chave de ignição em stop. Depois da lavagem, verificar se as diversas proteções (ex.: tampas de borracha e outras proteções) não foram removidas ou danificadas.
22- A utilização do veículo em vias lamacentas pode ocasionar o acúmulo de barro no eletroventilador, provocando vibrações e ruídos anormais e, em situações extremas, o travamento do sistema. A inspeção e limpeza do eletroventilador do radiador é uma operação necessária em veículos que trafegam em tais condições.
23- A limpeza do eletroventilador do radiador deve ser feita respeitando as disposições estabelecidas no tópico “vão do motor”. Particularmente, o emprego inadequado de jatos d’água pode ocasionar danos nas colmeias do radiador e no motor elétrico do eletroventilador.
24- Após uma lavagem geral do veículo aconselha-se esfregar uma escova de cerdas macias com uma solução de água e shampo neutro nos pneus.
25- Periodicamente, verificar se há água parada debaixo dos tapetes (devido a sapatos molhados, guarda-chuvas, etc.) que poderiam proporcionar o surgimento de focos de corrosão.
BANCOS
26- Retirar o pó com uma escova macia ou com um aspirador de pó.
27- Esfregar os bancos com uma esponja umedecida com uma mistura de água e detergente neutro. No caso dos bancos de veludo, use aspirador de pó, uma escova de cerdas macias e água. Não use sabão ou detergentes, pois os mesmos podem manchar o veludo.
28-
Para a limpeza dos bancos com revestimento parcial em couro, retirar a sujeira seca com uma flanela úmida, sem exercer muita pressão.
Retirar as manchas de líquidos e graxa com um pano macio absorvente, sem esparramar. Em seguida passar uma flanela umedecida em uma solução de água e sabão neutro.
Se a mancha persistir, usar produtos específicos, prestando atenção nas instruções de uso.
Nunca usar álcool ou produtos à base de álcool.
PARTES DE PLÁSTICO
29- Usar produtos específicos, estudados para não alterar o aspecto dos componentes.
TAPETES E PARTES DE BORRACHA
30- Recomenda-se usar produtos de eficiência comprovada. Misturas caseiras de álcool + glicerina produze brilho exagerado, além de agredir a borracha dos pneus.
31- Não utilizar álcool ou benzina para a limpeza do visor do quadro de instrumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você