domingo, 2 de agosto de 2009

Sangue,Doação e transfusão


Luta pela vida.Voce já ajudou a salvar uma vida?Já viu a necessidade dos bancos de sangue de sua cidade ou estado?A situação é alarmante.

É Seguro Receber Uma Transfusão de Sangue?
Sim, é muito seguro, mas como qualquer procedimento médico deve-se tomar algumas precauções. Antes de recomendar uma transfusão de sangue, procedimentos, ou mesmo medicamentos, seu médico analisa os riscos e benefícios.
O sangue doado no Banco de Sangue Paulista é rigorosamente testado quanto à existência de doenças transmissíveis; os testes realizados pelo Banco de Sangue Paulista são os mesmos feitos nos países mais desenvolvidos. Sua manipulação e conservação seguem padrões de controle internacionais. Os doadores de sangue são cuidadosamente triados. No Brasil há muitos anos não existe o doador remunerado, isto é, aquele que recebe dinheiro pela doação. Isso melhorou muito a qualidade do sangue doado.

Se você vier a precisar de uma transfusão de sangue ou derivados, converse com seu médico a respeito disso. Procure o Banco de Sangue que vai fornecer o sangue a ser transfundido, fale com o médico e esclareça suas dúvidas. Pergunte sobra a possibilidade de uma Autotransfusão.

É Seguro Doar Sangue?
Doar sangue é totalmente seguro. Todo material utilizado - Agulhas, Bolsa de Coleta, etc. - é descartável e estéril. Os técnicos que realizam a coleta são treinados para seguirem procedimentos que garantem segurança e conforto na doação. O ato da doação demora em média 20 minutos e, no Banco de Sangue Paulista, é realizado em ambiente confortável e agradável. Existe assistência médica especializada durante e após todo o processo de doação.
Existe algum outro tipo de doação além da "tradicional"?
Sim, esse "tipo" de doação chama-se Aférese. Esse processo remove um componente específico do sangue, por exemplo Plaquetas, e retorna os componentes restantes, como glóbulos vermelhos e plasma, para o doador durante o mesmo procedimento. A Aférese permite que mais de um componente do sangue possa ser coletado separadamente. É usada para coletar além de Plaquetas, Plasma, Granulócitos, Células Tronco para Transplante de Medula Óssea.
A doação por Aférese demora um pouco mais: aproximadamente 2 horas.
O Que são Tipos de Sangue?
Existem quatro tipos principais: A, O, B e AB. Seu tipo de sangue é determinado geneticamente. Uma proteína existente nos glóbulos vermelhos do sangue "informa" a qual grupo você pertence. O sangue do grupo A tem proteína A e proteína anti-B. Do grupo B tem proteína B e proteína anti-A. Do grupo AB tem proteína A e proteína B e não tem anti-A nem anti-B. Do grupo O não tem proteína A ou B, nem anti-A ou anti-B.
Você já deve ter concluído que a proteína anti-B causa reação se sangue B for transfundido num paciente do grupo A. Do mesmo modo, a proteína anti-A causa reação se sangue A for transfundido num paciente do grupo B. Pacientes do grupo AB podem receber, além do sangue AB, tanto sangue do tipo A, como do tipo B - porém sangue A e B somente em situações de emergência - Ainda em situações de emergência todos podem receber sangue do tipo O. Todos os grupos, A, B, AB e O, podem ser fator Rh Positivo ou Negativo. Os grupos sangüíneos são portanto: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-.
Existem muitos outros testes de Compatibilidade que são feitos antes de uma transfusão de sangue, pois além dos principais grupos sangüíneos vistos acima, existem sub-grupos e outras proteínas que podem tornar sangues de um mesmo grupo incompatíveis entre si.
Qual é a porcentagem dos grupos sangüíneos na população?
A porcentagem dos grupos sangüíneos na população brasileira é aproximadamente igual à da população mundial. Salvo em determinados grupos étnicos (com pouca ou nenhuma miscigenação), como os índios brasileiros onde a quase totalidade dos indivíduos é do grupo O+. Essa porcentagem é:
• Grupo A + 36%
• Grupo O + 37%
• Grupo B + 9%
• Grupo O - 7%
• Grupo A - 6%
• Grupo AB+ 3%
• Grupo B - 2%
• Grupo AB - 1%
Como o Sangue é Usado e Armazenado?
Cada unidade de sangue é normalmente separada em diferentes componentes:
• CONCENTRADO DE HEMÁCIAS (células vermelhas do sangue): São elas que carregam o oxigênio para os tecidos do corpo e retiram o CO2 desses mesmos tecidos; são transfundidas geralmente para o tratamento de anemias e podem ser armazenadas, em condições especiais, por um período de até 35 dias.
• PLAQUETAS: São importantes no processo de coagulação do sangue e no controle de alguns tipos de hemorragias, são armazenadas sob temperatura ambiente controlada, sob agitação constante, por no máximo 5 dias.
• PLASMA FRESCO CONGELADO: Utilizado para controlar certos tipos de sangramento quando existem baixos níveis de alguns fatores de coagulação, é armazenado congelado por até um ano.
• CRIOPRECIPITADO: Contém apenas alguns fatores de coagulação específicos e é extraído do plasma fresco congelado. Pode ser armazenado a temperaturas abaixo de - 22 ºC por até um ano.
Outros derivados do sangue incluem: Albumina, Imuno Globulinas e Concentrados de Fatores de Coagulação. Esses produtos são feitos por indústrias farmacêuticas e não pelos Bancos de Sangue.
Quais os Custos Associados ao Sangue?
Existem altos custos agregados ao sangue: coleta, testes, sorologia, armazenagem e transporte, recrutamento e seleção de doadores, testes imunohematológicos, separação e preparo dos componentes do sangue, triagem imunohematológica do receptor do sangue, testes de compatibilidade Doador x Receptor, Controle de Qualidade Interno e Externo, instalação e acompanhamento das unidades transfundidas, supervisão médica 24hs por dia, entre outros. Por conseguinte, o custo final de uma transfusão inclui todos esses procedimentos. O sangue não é cobrado, pois é um bem tão precioso que não tem preço. Os bancos de sangue são remunerados apenas pela realização de todos os procedimentos mencionados anteriormente.
Direitos
O trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT). Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da Lei nº 8.112/1990).
Se possível,colabore.

Leia Mais…

déjà vu:

Déjà vu: o bug cerebral
Deja Vu Paramnesia Emile Boirac Fabrice Bartolomei Leeds Memory Group Alan Brown

Dura somente umas fracções de segundo, traduz-se por uma estranha impressão de já ter vivenciado a cena presente e mesmo saber o que se vai passar em seguida, ainda que a situação que esteja a ser vivida seja inédita. O déjà vu, ou paramnesia como também é conhecido, tem sido ao longo dos anos objecto das mais díspares tentativas de interpretação, mas para nós, comuns mortais, continua a ser um quebra-cabeças inexplicável.
Émile Boirac, filósofo, cientista e esperantista francês, profundamente interessado em pesquisas na área da parapsicologia, deu o nome, em 1876, a este fenómeno curioso que durante anos foi considerado como sendo uma reminiscência de vidas passadas, prova segundo alguns, da existência de reencarnação.

Sigmund Freud dava-lhe outra explicação: as cenas familiares seriam visualizadas nos sonhos e depois esquecidas e, segundo ele, eram resultado de desejos reprimidos ou de memórias relacionadas com experiências traumáticas. Outra das explicações propostas fazia depender o fenómeno de uma similitude entre elementos da cena vivenciada e elementos de outras passadas mediada por um fenómeno emocional.

Ao longo dos tempos a vastíssima Ciência Médica foi avançando diversos cenários para o fenómeno e hoje os progressos nas Neurociências fazem emergir várias hipóteses: uma decalage no encaminhamento das percepções por diferentes vias nervosas que leva a que a informação retardada não seja considerada pelo cérebro como “nova”, é uma delas.

A forma como o cérebro memoriza uma informação, colocando-a directamente na memória a longo prazo sem passar primeiro pela memória a curto prazo, podendo fazê-la parecer uma recordação longínqua em vez de uma informação do presente, é outra das teorias propostas para o fenómeno.

Fabrice Bartolomei, Neurologista francês, vem agora propor uma explicação diferente que começa a tornar-se consensual nos meios científicos: o “déjà vu” será resultado de uma fugaz disfunção da zona do cortex entorrinal, situado por baixo do hipocampo e que se sabia já implicada em situações de “déjà vu” comuns em doentes padecendo de epilepsia temporal.

Deja Vu Paramnesia Emile Boirac Fabrice Bartolomei Leeds Memory Group Alan Brown

Experiências de estimulação do córtex entorrinal com recurso a eléctrodos demonstram que as pessoas submetidas a esta estimulação sofrem sensações de familiaridade com tudo o que os rodeia em 11% dos casos, contra 2% nas pessoas em que somente as zonas vizinhas do córtex entorrinal são estimuladas. Testes realizados com macacos, evidenciando a activação do córtex entorrinal em situações de descoberta de um novo elemento num conjunto, parecem também apoiar a teoria da existência desse “bug” cerebral.

Deja Vu Paramnesia Emile Boirac Fabrice Bartolomei Leeds Memory Group Alan Brown

Experiências conduzidas por investigadores do Leeds Memory Group permitiram recriar em laboratório e com recurso à hipnose sensações de "déjà vu", no que parece constituir uma nova base de trabalho para o esclarecimento do fenómeno que mereceu de Alan S. Brown, reputado investigador e autor de pesquisas nesta área da Southern Methodist University, comentários muito positivos.

Outros dados apontam para que situações de stress ou fadiga possam favorecer, neste contexto disfuncional, o aparecimento do fenómeno, mas a causa precisa deste “curto-circuito” cerebral permanece ainda desconhecida. Até lá, até que as Neurociências venham fazer definitivamente luz sobre o assunto, vamos gerindo com uma pontinha de estupefacção e de incredulidade os nossos “Esta cena parece-me familiar. Mas onde raio é que eu já vi isto?”

Bugs Felizes.

Leia Mais…

Casamento

O que seria melhor:casar, juntar os trapos ou no final da na mesma?Casar-se Para quê?Já nos amamos e isso é o importante.
Um dia voce dorme na casa dele, outro dia é ele quem dorme na sua.Não está na hora de juntar as escovas de dente?É nisso que voces andam pensando ,né?E então ,nesta hora ,o que fazer:casar com fé ou de papel passado?Pois é ,a escolha não é tão fácil quanto parece.É importante pensar bastante hoje,para não se arrepender depois.Existem prós e contras ,e alguns ,podemos ver aqui.

De papel passado:

Resolveram casar-se no civil?Então ,agora ,voces tem mais escolhas:é preciso escolher o contrto de casamento.O Código Civil estabelece alguns tipos de regimes de bens,que devem ser escolhidos antes do casamento ser formalizado:

Comunhão universal de bens:Todo sos bens são de todos ,ou seja ,o que voces possuíam antes e depois do casamento ,agora é um só patrimonio.Para dar entrada no processo de habilitação do casamento civil com este regime ,é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Pré-Nupcial.

Comunhão parcial de bens: Os bens e títulos adquiridos após o casamento serão dos dois.O que possuíam antes ,continuam sendo de cada cônjuge ,mesmoque um deles venha a receber uma herança após ter se casado.

Separação total de bens: Neste tipo de acordo,ambos conservam a propriedade de seus bens ,tanto os que possuíam antes do casamento quanto os que adquiriram posteriormente.Para dar entrada no processo de habilitação do casamento civil com este regime ,é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Pré-Nupcial.

Caso o casal não tenha feito nenhuma escolha antes de oficializar o casamento ,o que vale é o regime de Comunhão Parcial de Bens ,instituído pela Lei do Divórcio ,de 1977.

Casar com fé

União estável:A lei também garante direitos para quem optou somente por juntar.Até 1994 ,o que valia era a Lei do combinado ,que garantia 50% dos bens adquiridos á esposa após um relacionamento estável de no mínimo 5 anos.Em 1996 , legislação passou por uma reformulação e o que era "concubinato" passou a se chamar "união estável" ,que determina que um dos cônjuges pode reinvidicar seus direitos se a união foi de dois anos com filho ,ou de cinco sem crianças.

Mas ,para conseguir que todos os seus direitos sejam assegurados,como a guarda e o sustento de seus filhos,auxílio moral e material e a partilha dos bens, de tudo que foi adquirido depois da união ,o cônjuge tem que provar que teve uma relação estável ,pública e duradoura.Para provar tudo isso,vale apresentar ao juiz tudo que comprove que voces eram um casal, como fotos de viagens, contas bancárias, depoimentos de amigos e conhecidos.

Prós e contras

Casar de papel passado pode até dar mais trabalho na hora de organizar a papelada, mas tem lá suas vantagens.Se o casório for de véu e grinalda, voces tem a chance de ganhar presentes e equipar a nova casa.Além disso ,a noiva vai poder usar aliança, o sobrenome do noivo e, na hora de comprar uma casa ou pedir um financiamento, é mais fácil.Em caso de separação ,é bem complicado ,mas dependendo do contrato de casamento, os cônjuges têm mais segurança em termos finaceiros.

Juntar também tem seus prós e contras.É bem mais rápido, não precisa de organizar documentos e na hora da separação também é mais fácil.Em cinco anos ,voces têm os mesmos direitos de um casal de papel passado ,a não ser que sua união dure pouco.Aí ningué tem direito a nada.

Leia Mais…

Os males que o inverno pode trazer

O inverno chegou trazendo consigo todo o glamour e o clima romântico característico da estação. Mas nem tudo é encantador na época mais fria do ano, esse também é o período em que aumenta a incidência de gripes e resfriados e se agravam as doenças respiratórias na população.

As mudanças bruscas de temperatura típicas do inverno são responsáveis por um aumento significativo de mortes na cidade de São Paulo. Foi o que demonstrou a pesquisa realizada por Nélson da Cruz Gouveia, médico do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Analisando o número de óbitos por causas não-externas (mortes naturais) na capital entre 1991 e 1994, o epidemiologista constatou que para cada diminuição de um grau na temperatura abaixo de 20o C (comum no inverno) observou-se um aumento de 4% no número de mortes em crianças e 5,5% em idosos. "A criança e o idoso são sempre os mais vulneráveis pois são dois momentos da vida em que o organismo está mais suscetível a doenças", afirmou.

Gouveia alerta para o perigo que gripes e resfriados representam para esse grupo da população, pois apesar de aparentemente inofensivos, esses males podem encaminhar o indivíduo para um quadro de pneumonia, uma das principais causas de morte apontadas pela pesquisa. Recomenda-se que indivíduos com mais de 60 anos tomem vacina contra gripe, visto que, segundo o Ministério da Saúde, 90% das mortes decorrentes da doença ocorrem em idosos.

foto crédito:Cecília Bastos


Se nessa época do ano os cuidados com a saúde já devem ser redobrados, no caso de um município extremamente poluído como São Paulo é preciso uma atenção ainda maior. É o que recomenda Luzimar Raimundo Teixeira, professor da Escola de Educação Física e Esportes e responsável pelo Programa de Educação Física ao Portador de Asma, desenvovlido no Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da USP). Segundo ele, o inverno em São Paulo, além do clima frio, tem pouco vento e ainda menos chuvas, o que prejudica a dispersão de poluentes como gases e fuligem. Essas substâncias aderem às paredes das vias respiratórias, causando irritação na mucosa nasal de todos os indivíduos, mas em especial dos que sofrem de doenças alergo-respiratórias.

Os alérgicos representam cerca de 30% a 32% da população e são os mais atingidos com a chegada do inverno. Nessa época do ano eles sofrem com o desencadeamento de crises advindas do vírus de gripe e com as infecções de vias aéreas superiores. Rosa Teresa de Ermo Plaza é uma dessas pessoas que sentiam sua alergia à poeira e ácaros
piorar sensivelmente nessa época do ano. Por trabalhar na biblioteca do Instituto de Geociências (IGc), Rosa tem contato direto com os livros, estantes e com o pó ali acumulado. A solução encontrada foi evitar esse pó e manter o ambiente de trabalho e doméstico sempre limpos. "Eu troco a roupa de cama pelo menos duas vezes por semana, lavo as cortinas e evito que animais domésticos fiquem dentro da casa", conta.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o frio não é o único responsável pelo agravamento das doenças respiratórias. Mudanças de hábito decorrentes da chegada do inverno também colaboram para prejudicar a saúde do indivíduo. É no inverno que as pessoas tendem a ficar dentro de suas casas se "escondendo do frio" com portas e janelas fechadas para evitar a entrada daquele ventinho gelado. Se você é uma dessas pessoas habituadas a se enclausurar em casa fugindo do frio, saiba que estudos mostram que cerca de 86% do tempo você fica em ambientes fechados, seja no ônibus, na escola, no trabalho ou no shopping. A aglomeração de pessoas nesse tipo de ambiente favorece a transmissão de vírus e bactérias, um dos principais responsáveis pelas doenças de inverno.

"O inverno também é o momento de tirar as roupas de lã e cobertores do armário e esses, muito provavelmente, não foram adequadamente guardados", alerta o professor. O vestuário de inverno costuma ficar dentro do guarda-roupa por um ano inteiro e quando é retirado está cheios de bolores, fungos e outros aeroalérgicos que ficam em suspensão no ar por muito tempo. Luzimar recomenda que as roupas de inverno, antes de serem usadas, sejam lavadas com água quente e que se aplique 50ml de alguma substância fungicida (fungicil, por exemplo) na água de enxágüe para depois deixar secando ao sol e, finalmente, passar a peça com ferro quente. O próprio guarda-roupa também deve receber uma mãozinha de pano úmido com fungicil.

Ainda sobre os cuidados que se deve ter dentro de casa, Luzimar dá algumas dicas de como deveria ser o quarto ideal para indivíduos que sofrem com o agravamento de doenças alérgicas no inverno. Segundo ele, o piso deve ser lavável, sem cantos que acumulem pó e o carpete, se necessário, deve ter tratamento contra fungos e bactérias, o que não pode ser usado em casas com animais domésticos. A cama merece um tratamento especial, pois é nela que se acumula a maior quantidade de ácaros (grande inimigo da saúde dos alérgicos).
Dessa forma, colchões e travesseiros devem conter capas antiácaros e as cobertas não podem ser felpudas, priorizando o uso de edredons. O armário onde a criança guarda cadernos e livros deve estar sempre limpo e, nas janelas, prefira persianas a cortinas de pano. Essas medidas visam a evitar o acúmulo de poeira, principal alimento do ácaro e diminuir a chamada "poluição doméstica". "Nós não podemos melhorar a qualidade do ar em toda a cidade de São Paulo, mas em nossa residência, sim. E é lá que passamos a maior parte do nosso tempo", conclui.

Leia Mais…
 
© 2007 Template feito por Templates para Você