sábado, 5 de setembro de 2009

Sem medo de navegar

Dicas para navegar sem medo pela Internet
Os antivírus, sozinhos, não conseguem barrar todas as ameaças na internet (abaixo, uma lista das principais). Além deles, convém instalar firewalls, anti-spywares e anti-spams. Existem pacotes que incluem antivírus, firewall, anti-spam e anti-spyware e são uma opção econômica.

----------

AS AMEAÇAS...

Vírus, vermes (worms) e cavalos-de-tróia
Programas embutidos em arquivos aparentemente inofensivos, que causam danos ao computador. Os antivírus eliminam essas ameaças.

Spyware e adware
Programa que monitora as atividades do usuário – sites visitados, senhas digitadas – para enviá-las a outra pessoa ou exibir publicidade indesejada. Os anti-spywares detectam e removem esses softwares.
...

Spam
E-mail não solicitado. Pode ser uma publicidade ou um vírus disfarçado. Evitáveis com anti-spams.

Phishing
E-mail enganoso que induz o destinatário a abrir um arquivo, contaminando o computador. O termo vem do inglês fishing (pescaria).

Keylogger e Screenlogger
Programas que registram tudo o que é teclado ou aparece na tela. São usados para roubar senhas. Anti-spywares e firewalls previnem esses ataques.

----------

...E AS SOLUÇÕES

PACOTES
McAfee: Entre outras funções, tem antivírus, firewall, anti-spam e anti-spyware. 119 reais (www.mcafee.com/br).
Norton: As mesmas funções e recursos como bloqueio de sites impróprios. 129 reais (www.symantec.com.br).

ANTI-SPYWARE
Spybot:­ Um dos mais populares, é gratuito (www.spybot.info).
Spy Sweeper:­ Escolhido recentemente pela revista americana PC Magazine como o melhor do gênero. 30 dólares (www.webroot.com).

FIREWALL
Sygate Personal Firewall Standard: Grátis, é considerado simples para configurar (http://smb.sygate.com).

ANTI-SPAM
POPFile:­ Protege a caixa contra e-mails indesejados e separa os demais em pastas, conforme o conteúdo. Grátis (http://popfile.sourceforge.net/).

----------

Conselhos de especialistas
Além das precauções básicas, outros cuidados ajudam a navegar com segurança em situações específicas. VEJA ouviu recomendações de especialistas.

SENHAS MAIS SEGURAS
Para criar uma senha óbvia o suficiente para ser memorizada e complicada o bastante para não ser descoberta, pode-se pensar em uma frase simples, de preferência com números, e usar a primeira letra de cada palavra. Exemplo: "três tigres tristes atrasaram o trem" gera 3TTAOT.

PROGRAMAS DE CRIPTOGRAFIA
Quem usa muito o e-mail para trocar informações confidenciais pode instalar um programa de criptografia, que embaralha o e-mail no caminho até o destinatário. Um exemplo é o GnuPG (www.gnupg.org), gratuito. O destinatário também precisa ter o programa.

COOKIES E JAVASCRIPT
São os nomes de dois recursos que facilitam a navegação na internet, mas expõem o computador a invasores. Quem não quer correr riscos pode desabilitá-los nas opções de segurança da máquina.

TROCA DE ARQUIVOS
Os sites que trocam arquivos, como vídeos e músicas, podem conter links falsos para arquivos infectados. Convém baixar arquivos apenas de pessoas conhecidas.

TRANSAÇÕES BANCÁRIAS
Os bancos têm reforçado a segurança. Alguns distribuem aos clientes cartões com várias senhas, uma para cada acesso. Outros alteraram a forma de digitar a senha na tela – cada tecla representa mais de um algarismo, para prevenir que bandidos leiam o código. No Explorer, um cadeado na parte de baixo da tela indica conexão segura. No Firefox, a janela onde se digita o endereço da internet fica amarela.

Com estas dicas ,dá pra ficar mais alerta,mas mesmo com estas ferramentas ,fique atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você