quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cleptomania

Você sabe o que é Cleptomania?A palvra vem do verbo grego "Klepto", q significa roubar, subtrair, tirar às escondidas.É uma doença compulsiva, isto é, o indivíduo não tem controle sobre seus atos.Pessoas ricas e pobres sofrem igualmente desse distúrbio.É uma doença como o alcoolismo, o transtorno-obssessivo-compulsivo (TOC), a agorafobia (medo de sair ao ar livre), e tantos outros que acometem as pessoas.Voce concorda?Estas afirmações...

...Estas afirmações geram controvérsias.O tratamento ou diagnóstico, em algumas vezes,pode variar de acordo com sua classe social.A Cleptomania caracteriza-se por impulso para roubar objetos que são desnecessários para o uso pessoal ou sem valor monetário.O cleptomaníaco deve ir para a prisão ou receber um tratamento diferenciado?Como um acompanhamento psicológico ou tratamento psiquiátrico?Ou talvez uma prisão psiquiátrica?Adultos com cleptomania roubam porque isto oferece alívio ou conforto emocional, “Infelizmente, poucas pessoas procuram tratamento até que são pegas roubando”, alerta psicóloga Edenilce Baldini Benetti.
Não existem estudos controlados de tratamentos somáticos ou psicológicos para cleptomania. Edenilce afirma que a ajuda, muitas vezes, vem com o auxílio de medicação associada à terapia. “O autoconhecimento é essencial nestes casos. Geralmente o distúrbio atinge mais mulheres e os sintomas vêm associados à instabilidade de humor. Através da fala, a paciente vai reorganizando sua história emocional e suas vivências. O processo é lento, mas indispensável para trazer alívio e respostas para o indivíduo”, finalizou.
Como é o paciente com cleptomania?
Aparentemente o cleptomaníaco é completamente normal não há um traço identificável fora do descontrole em si mesmo, ou seja, não é possível identificar o cleptomaníaco antes dele adquirir objetos. Após o roubo o paciente reconhece o erro de seu gesto, não consegue entender porque fez nem porque não conseguiu evitar, fica envergonhado e esconde isso de todos. Essas características se assemelham muito ao transtorno obsessivo compulsivo, por isso está sendo estudada como uma possível variante desse transtorno, assim como quanto à bulimia também, por se tratar de um impulso (por definição incontrolável) que leva o paciente a sentir-se culpado e envegonhado depois de ter comido demais.
Qual o curso dessa patologia?
A cleptomania geralmente começa no fim da adolescência e continua por vários anos, é considerada atualmente uma doença crônica e seu curso ao longo da vida é desconhecido, ou seja, não se sabe se ocorre remissão espontânea. Geralmente a cleptomania é identificada nas mulheres em torno dos 35 anos e nos homens em torno dos 50.
Tratamento
Nâo há tratamento eficaz até o momento aceito, tentativas estão sendo feitas com terapia orientada ao insight nos EUA, terapia cognitivo comportamental e medicações, apenas com resultados parciais, algumas pessoas melhoram outras não. Também não se tem certeza se a melhora observada foi devido à atenção dada ou se foi pelo tratamento especificamente.

Ref Bibliográfica:
Am J Psychiatry. 2003 Aug;160(8):1509-13.
Psychopathology and comorbidity of psychiatric disorders in patients with kleptomania.
Bayle FJ, Caci H, Millet B, Richa S, Olie JP.

Kaplan & Sadock
Comprehensive TextBook in Psychiatry
6ª Ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você