Andei pensando numa idéia,aí fui pesquisar na internet,(normalmente tudo que tenho alguma dúvida eu tento descobrir,isso já me rendeu por alguns amigos o apelido de "garimpeiro")a idéia de exercer alguma atividade enquanto estiver no pc.Pra não tornar o tempo usado ao pc,às vezes tempo perdido com futilidades,ainda pior .Quem fica muito tempo na frente de um pc ,normalmente não se exercita bem.A maioria das pessoas,não para nem pra comer quando está ao pc.Bom ,me veio a idéia de uma bicicleta ergométrica,já manteria algum movimento...
...e por que não aproveitar essa energia?Descobri que alguem já tinha pensado em algo parecido,mesmo assim resolvi postar aqui.Alguns alunos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) produziram no âmbito da cadeira de Introdução à Engenharia Civil e Ambiental um projecto de produção de energia a pedal para manter em funcionamento um computador portátil.
A equipa de alunos do MIT partiu para esta ideia do proposto no projecto da disciplina, que pedia que fosse criada uma forma de produzir energia eléctrica de forma mecânica. Daí pensaram em associar uma bicicleta fixa de exercício a um gerador eléctrico através de um sistema de correias e algumas baterias para armazenar essa energia.
Estes alunos contactaram alguns departamentos da faculdade por iniciativa própria para obter apoio, que obtiveram de vários professores, inclusive de responsáveis da Iniciativa para a Energia do MIT. O MITEI pretende criar discussão, influenciar decisões, fazer auditorias sobre os consumos energéticos do Campus e sensibilizar a população académica para as questões da energia, construção sustentável, etc.
O sistema é capaz de produzir à volta de 75W (dependendo do utilizador), o que é muito acima do consumo dos computadores portáteis mais eficientes existentes no mercado. Um computador com um processador actual, placas gráfica e de rede sem fios integradas da Intel é capaz de consumir cerca de 14-18W em modo de poupança de energia (ecrã com brilho reduzido, pouca utilização da placa gráfica e do disco) e pelos 25-35W em utilização intensiva (a jogar ou a ver vídeos de alta definição com o brilho do ecrã elevado, por exemplo). Se pegarmos num sistema verdadeiramente poupado como o XO do projecto OLPC (o consumo planeado é cerca de 2W), então um sistema de produção de electricidade idêntico a este pode fornecer energia a mais de 30 computadores ao mesmo tempo!
Fonte www.cenasapedal.com
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Se a moda pega...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário