Luta pela vida.Voce já ajudou a salvar uma vida?Já viu a necessidade dos bancos de sangue de sua cidade ou estado?A situação é alarmante.
É Seguro Receber Uma Transfusão de Sangue?
Sim, é muito seguro, mas como qualquer procedimento médico deve-se tomar algumas precauções. Antes de recomendar uma transfusão de sangue, procedimentos, ou mesmo medicamentos, seu médico analisa os riscos e benefícios.
O sangue doado no Banco de Sangue Paulista é rigorosamente testado quanto à existência de doenças transmissíveis; os testes realizados pelo Banco de Sangue Paulista são os mesmos feitos nos países mais desenvolvidos. Sua manipulação e conservação seguem padrões de controle internacionais. Os doadores de sangue são cuidadosamente triados. No Brasil há muitos anos não existe o doador remunerado, isto é, aquele que recebe dinheiro pela doação. Isso melhorou muito a qualidade do sangue doado.
Se você vier a precisar de uma transfusão de sangue ou derivados, converse com seu médico a respeito disso. Procure o Banco de Sangue que vai fornecer o sangue a ser transfundido, fale com o médico e esclareça suas dúvidas. Pergunte sobra a possibilidade de uma Autotransfusão.
É Seguro Doar Sangue?
Doar sangue é totalmente seguro. Todo material utilizado - Agulhas, Bolsa de Coleta, etc. - é descartável e estéril. Os técnicos que realizam a coleta são treinados para seguirem procedimentos que garantem segurança e conforto na doação. O ato da doação demora em média 20 minutos e, no Banco de Sangue Paulista, é realizado em ambiente confortável e agradável. Existe assistência médica especializada durante e após todo o processo de doação.
Existe algum outro tipo de doação além da "tradicional"?
Sim, esse "tipo" de doação chama-se Aférese. Esse processo remove um componente específico do sangue, por exemplo Plaquetas, e retorna os componentes restantes, como glóbulos vermelhos e plasma, para o doador durante o mesmo procedimento. A Aférese permite que mais de um componente do sangue possa ser coletado separadamente. É usada para coletar além de Plaquetas, Plasma, Granulócitos, Células Tronco para Transplante de Medula Óssea.
A doação por Aférese demora um pouco mais: aproximadamente 2 horas.
O Que são Tipos de Sangue?
Existem quatro tipos principais: A, O, B e AB. Seu tipo de sangue é determinado geneticamente. Uma proteína existente nos glóbulos vermelhos do sangue "informa" a qual grupo você pertence. O sangue do grupo A tem proteína A e proteína anti-B. Do grupo B tem proteína B e proteína anti-A. Do grupo AB tem proteína A e proteína B e não tem anti-A nem anti-B. Do grupo O não tem proteína A ou B, nem anti-A ou anti-B.
Você já deve ter concluído que a proteína anti-B causa reação se sangue B for transfundido num paciente do grupo A. Do mesmo modo, a proteína anti-A causa reação se sangue A for transfundido num paciente do grupo B. Pacientes do grupo AB podem receber, além do sangue AB, tanto sangue do tipo A, como do tipo B - porém sangue A e B somente em situações de emergência - Ainda em situações de emergência todos podem receber sangue do tipo O. Todos os grupos, A, B, AB e O, podem ser fator Rh Positivo ou Negativo. Os grupos sangüíneos são portanto: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-.
Existem muitos outros testes de Compatibilidade que são feitos antes de uma transfusão de sangue, pois além dos principais grupos sangüíneos vistos acima, existem sub-grupos e outras proteínas que podem tornar sangues de um mesmo grupo incompatíveis entre si.
Qual é a porcentagem dos grupos sangüíneos na população?
A porcentagem dos grupos sangüíneos na população brasileira é aproximadamente igual à da população mundial. Salvo em determinados grupos étnicos (com pouca ou nenhuma miscigenação), como os índios brasileiros onde a quase totalidade dos indivíduos é do grupo O+. Essa porcentagem é:
• Grupo A + 36%
• Grupo O + 37%
• Grupo B + 9%
• Grupo O - 7%
• Grupo A - 6%
• Grupo AB+ 3%
• Grupo B - 2%
• Grupo AB - 1%
Como o Sangue é Usado e Armazenado?
Cada unidade de sangue é normalmente separada em diferentes componentes:
• CONCENTRADO DE HEMÁCIAS (células vermelhas do sangue): São elas que carregam o oxigênio para os tecidos do corpo e retiram o CO2 desses mesmos tecidos; são transfundidas geralmente para o tratamento de anemias e podem ser armazenadas, em condições especiais, por um período de até 35 dias.
• PLAQUETAS: São importantes no processo de coagulação do sangue e no controle de alguns tipos de hemorragias, são armazenadas sob temperatura ambiente controlada, sob agitação constante, por no máximo 5 dias.
• PLASMA FRESCO CONGELADO: Utilizado para controlar certos tipos de sangramento quando existem baixos níveis de alguns fatores de coagulação, é armazenado congelado por até um ano.
• CRIOPRECIPITADO: Contém apenas alguns fatores de coagulação específicos e é extraído do plasma fresco congelado. Pode ser armazenado a temperaturas abaixo de - 22 ºC por até um ano.
Outros derivados do sangue incluem: Albumina, Imuno Globulinas e Concentrados de Fatores de Coagulação. Esses produtos são feitos por indústrias farmacêuticas e não pelos Bancos de Sangue.
Quais os Custos Associados ao Sangue?
Existem altos custos agregados ao sangue: coleta, testes, sorologia, armazenagem e transporte, recrutamento e seleção de doadores, testes imunohematológicos, separação e preparo dos componentes do sangue, triagem imunohematológica do receptor do sangue, testes de compatibilidade Doador x Receptor, Controle de Qualidade Interno e Externo, instalação e acompanhamento das unidades transfundidas, supervisão médica 24hs por dia, entre outros. Por conseguinte, o custo final de uma transfusão inclui todos esses procedimentos. O sangue não é cobrado, pois é um bem tão precioso que não tem preço. Os bancos de sangue são remunerados apenas pela realização de todos os procedimentos mencionados anteriormente.
Direitos
O trabalhador sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (art. 473 da CLT). Os funcionários públicos civis federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da Lei nº 8.112/1990).
Se possível,colabore.
domingo, 2 de agosto de 2009
Sangue,Doação e transfusão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário